Lipoabdominoplastia

Lipoabdominoplastia

A maioria dos pacientes que procura uma cirurgia no abdômen o faz devido ao desejo de corrigir uma anormalidade de contorno corporal: excessos de pele, gordura ou os dois elementos são as indicações mais comuns para a cirurgia. No caso da lipoabminoplastia utilizamos a combinação de duas técnicas, a lipoaspiração e a abdominoplastia, para a correção de excesso de pele e de gordura localizada no abdome e flancos para um resultado ainda melhor.

Pode ser realizada com anestesia peridural ou anestesia geral.

A cirurgia se inicia com a paciente de bruços para a lipoaspiração do dorso e flancos.

Após virarmos a paciente de barriga para cima é realizada a lipoaspiração do abdome e depois uma incisão com o mesmo posicionamento da incisão utilizada na cesariana, com extensão até a região lateral do quadril. É feito um deslocamento restrito na parede anterior do abdome, liberação do umbigo, fechamento dos músculos, recolocação do umbigo e retirada do excesso de pele. Neste mesmo procedimento hérnias podem ser corrigidas, em geral, a hospitalização é de 24 horas.

A cirurgia dura em média 5 h e 30 min.

As complicações mais comuns da lipoabdominoplastia, são semelhantes as da abdominoplastia e da lipoaspiração: seromas (acúmulo de líquido), hematomas (sangramentos), infecções, deiscências parciais e necrose cutânea, sendo que essas últimas estão intimamente ligadas ao tabagismo, diabetes, obesidade mórbida e doenças cardiovasculares.

Complicações mais graves como necrose extensa de pele, trombose venosa profunda ou embolia pulmonar são muito raras.

Em geral um dreno a vácuo é utilizado por alguns dias a fim de evitar hematomas. A paciente deve manter repouso relativo enquanto estiver com dreno, retornando a s suas atividades habituais em 15 dias.

Exercícios físicos só são permitidos após 90 dias e o uso da malha compressiva deve ser feito por 60 dias.

A drenagem linfática é necessária na recuperação do paciente para um melhor resultado estético.

Gestação:

Não há contra indicação para uma nova gestação após a lipoabdominoplastia, porém ocorrerá perda de resultado.