mastectomia

Dra Tatiana moura

mastectomia

A mastectomia para pacientes transexuais é uma cirurgia cada vez mais solicitada, pois o coletivo transexual é cada vez mais reconhecido socialmente e, além disso, há uma grande comunicação entre eles graças à Internet e às Redes Sociais.

Qual é o objetivo da mastectomia em pacientes transexuais?

O objetivo de uma mastectomia em pacientes transexuais é extrair as glândulas mamárias e masculinizar o tórax do paciente, obtendo um tórax liso e simétrico.

No Projeto Trans Metha, aplicamos a cirurgia  chamada de mastectomia para casos de pacientes transexuais. Dependendo do tamanho dos seios, a técnica é trabalhada de diferentes maneiras.

Nos casos em que o peito não é muito grande ou muito caído  é subtraída a glândula inteira através da aréola e, simultaneamente, a gordura é reinjetada no músculo peitoral. Dessa forma, o paciente entra na sala de cirurgia com seios femininos e sai com peitorais de ginástica.

Quando devo trocar a prótese?

Até recentemente, era recomendada a cada dez anos, pois se sabia que, a partir dessa data, o risco de quebra do implante mamário aumentava significativamente. Atualmente, a grande resistência oferecida pelas novas próteses de gel de alta coesão, garantem uma vida quase vitalícia. Recomendo check-ups regulares para verificar sua condição, mas os laboratórios do fabricante estimam para essas novas próteses que a maioria das mulheres submetidas a aumento de mama não precisará de substituição de implante mamário antes de vinte e cinco ou trinta anos; e em muitos casos não será necessário substituir a prótese.

Anestesia local ou anestesia geral?

Um dos medos de algumas pacientes é a anestesia. Tradicionalmente, o aumento do peito é uma cirurgia que fazemos sob anestesia geral. Embora seja uma operação de pouco tempo, é aconselhável realizá-la sempre sob o controle estrito do anestesista na sala de cirurgia e em um centro hospitalar que tenha todas as medidas de segurança. Atualmente, temos a possibilidade de realizar essa cirurgia com anestesia local e sedação mínima, o que permite que o paciente esteja praticamente acordado durante toda a intervenção.

No meu canal de Youtube tenho mais de 100 vídeos explicativos de procedimentos

Tem alguma pergunta? Ligue para nós agora!

Rua Itapeva 378, CJ 133, Bela Vista - São Paulo