Dra Tatiana Moura

Lóbulo Bífido

Dra Tatiana moura

Lóbulo Bífido

Lóbulo bífido:

É o nome dado ao lóbulo que se rompeu até a borda livre e apresenta dois fragmentos. Nesse caso, o defeito é reparado incluindo técnicas de reparo da borda livre, recuperando o contorno arredondado, para evitar a forma de ponta de flecha que permaneceria se não o fizéssemos.

O que é lobo rasgado?

O lobo rasgado consiste em um alongamento súbito ou progressivo do orifício do brinco. As causas podem ser traumáticas, por retirada total ou parcial do brinco, ou evolutivas, em pacientes com atrofia cutânea com brincos pesados ​​o suficiente para produzi-lo. Neste último, ocorre também a perda não só da pele, mas também do volume subcutâneo, resultando em um lobo muito fino que ainda gira com o peso.

 

O lobo rasgado pode se apresentar em diferentes graus:

Ligeiro: Consiste num alongamento mínimo do orifício do brinco, podendo passar despercebido com brincos que se prendem suficientemente em forma de botão. A solução desses lobos pode ser realizada com técnicas localizadas no mesmo orifício, sem nenhuma cicatriz além do próprio orifício.

Moderado-grave: Neste caso, os orifícios podem ser rasgados quase até a borda livre e as técnicas de reparo exigirão cicatrizes ao longo do rasgo e para reparar o contorno da borda livre. Nesse grau, encontramos também os lobos dilatados por anéis dilatadores, caso em que será necessário um reparo mais intenso, pois o volume do lobo foi total ou parcialmente perdido.

Como um lóbulo de orelha rasgado pode ser reparado?

A solução em todos os lóbulos rasgados deve ser cirúrgica. Mesmo assim, existem pacientes com graus leves em que soluções médicas podem ser escolhidas, como infiltração de ácido hialurônico ou da própria gordura, para escondê-la caso o paciente descarte a cirurgia. No entanto, essas técnicas não repararão um furo alongado, apenas o disfarçarão.

A cirurgia é uma técnica rápida, realizada sob anestesia local e sem necessidade de internação. A intervenção não é mais do que o tratamento cirúrgico de um nevo. É uma cirurgia que deve ser realizada por um cirurgião plástico reparador e pode ser realizada em consultas ou centros médicos autorizados. 

Depois de reparado, você pode levar uma vida normal, evitando exercícios intensos e banhos de mar ou piscinas até que seu médico permita. Lembre-se de que as feridas devem ser desinfetadas, limpas e secas diariamente.

Depois de 7 a 10 dias os pontos geralmente são retirados e será necessário esperar um mês para fazer novos orifícios. Em nossa prática, os novos furos são feitos pelos médicos, para evitar rasgos prematuros, com brincos da própria paciente. Esses brincos devem ter sido fervidos e colocados em uma solução desinfetante por 24 horas e devem ser feitos principalmente de ouro ou prata.

Uma vez feito o novo furo, a cicatriz ficará muito pouco visível ou invisível, pois muitas vezes fica escondida pelo novo brinco.

Quando devo trocar a prótese?

Até recentemente, era recomendada a cada dez anos, pois se sabia que, a partir dessa data, o risco de quebra do implante mamário aumentava significativamente. Atualmente, a grande resistência oferecida pelas novas próteses de gel de alta coesão, garantem uma vida quase vitalícia. Recomendo check-ups regulares para verificar sua condição, mas os laboratórios do fabricante estimam para essas novas próteses que a maioria das mulheres submetidas a aumento de mama não precisará de substituição de implante mamário antes de vinte e cinco ou trinta anos; e em muitos casos não será necessário substituir a prótese.

Anestesia local ou anestesia geral?

Um dos medos de algumas pacientes é a anestesia. Tradicionalmente, o aumento do peito é uma cirurgia que fazemos sob anestesia geral. Embora seja uma operação de pouco tempo, é aconselhável realizá-la sempre sob o controle estrito do anestesista na sala de cirurgia e em um centro hospitalar que tenha todas as medidas de segurança. Atualmente, temos a possibilidade de realizar essa cirurgia com anestesia local e sedação mínima, o que permite que o paciente esteja praticamente acordado durante toda a intervenção.

No meu canal de Youtube tenho mais de 100 vídeos explicativos de procedimentos

Tem alguma pergunta? Ligue para nós agora!

Rua Itapeva 378, CJ 133, Bela Vista - São Paulo