Mamilos invertidos
Dra Tatiana moura
Mamilos invertidos
Os mamilos invertidos são mamilos que parecem estar retraídos no peito, em vez de apontar para fora. Menos de 5% das pessoas nascem com mamilos invertidos.
Normalmente, o mamilo tem um centímetro de comprimento por um centímetro de diâmetro e está localizado no quarto espaço intercostal. Por sua vez, a aréola mede aproximadamente três centímetros de diâmetro.
Não é fácil classificar os mamilos por sua aparência. Eles variam notavelmente em tamanho, forma, textura, simetria, cor e relação com a aréola e o tamanho da mama. Os mamilos que aparecem em áreas que não são usuais são conhecidos como ectópicos (comuns em casos de polietileno ou mamilos supranumerários). Caso contrário, a ausência total de mamilo pode ocorrer.
Falamos de mamilo pediculado, quando é mais fino em sua área de implantação.
Quando artificialmente modificados ou alterados, por piercings, cirurgias, etc., chamamos de um mamilo reformado.
Se é muito proeminente, longo, projetado ou grande, nós o conhecemos como um mamilo hipertrófico.
Quando se desenvolve em dois segmentos, comunicados ou não, nós os conhecemos como mamilos bífidos ou duplicados, respectivamente.
Por mamilo achatado entendemos um mamilo em uma condição relaxada, quase não se sobressai do resto da mama, enquanto estimulado podem projetar-se, assemelhando-se um mamilo normal.
E o típico peito tuberoso, o mamilo protuberante, que geralmente parece menor do que o habitual em comparação com a aréola mais proeminente.
Assim, chegamos ao tipo de mamilo assunto deste artigo, o mamilo invertido, também conhecido como umbilicado, neste caso, não é que ele não se projeta muito ou pouco, mas permanece como oculto dentro de sua aréola. Na classificação médica, são utilizados três graus, dependendo da possibilidade de protrusão após estimulação ou manipulação.
Assim, no grau 3 ou no máximo, após a estimulação, o mamilo não pode se projetar nada; enquanto no grau 1 ou mínimo, o mamilo se projeta e permanece em protrusão após ser estimulado.
Podemos realizar a correção cirúrgica desse problema, preservando a sensibilidade dos mamilos em quase todos os casos.
Há cirurgias planejadas para corrigir ou modificar a aparência do mamilo, alcançando maior harmonia do complexo aréolo-mamilar e de todo o seio; ao mesmo tempo em que preservamos a função da amamentação, se não tiver ocorrido.
Vale ressaltar que, em alguns casos, a capacidade de amamentar pode ser afetada. Por outro lado, como essa cirurgia pode estar associada a outras cirurgias, como o aumento de mama com prótese, às vezes, em graus leves, ela é corrigida ou melhorada sem tocá-la.
Nos casos de ausência congênita do mamilo, a cirurgia plástica consistirá na reconstrução tanto da aréola quanto do mamilo, usando cartilagem do paciente. Esta operação pode alcançar um resultado estético muito satisfatório, embora deva ser notado que neste caso o paciente não poderá amamentar no futuro.
Quando devo trocar a prótese?
Até recentemente, era recomendada a cada dez anos, pois se sabia que, a partir dessa data, o risco de quebra do implante mamário aumentava significativamente. Atualmente, a grande resistência oferecida pelas novas próteses de gel de alta coesão, garantem uma vida quase vitalícia. Recomendo check-ups regulares para verificar sua condição, mas os laboratórios do fabricante estimam para essas novas próteses que a maioria das mulheres submetidas a aumento de mama não precisará de substituição de implante mamário antes de vinte e cinco ou trinta anos; e em muitos casos não será necessário substituir a prótese.
Anestesia local ou anestesia geral?
Um dos medos de algumas pacientes é a anestesia. Tradicionalmente, o aumento do peito é uma cirurgia que fazemos sob anestesia geral. Embora seja uma operação de pouco tempo, é aconselhável realizá-la sempre sob o controle estrito do anestesista na sala de cirurgia e em um centro hospitalar que tenha todas as medidas de segurança. Atualmente, temos a possibilidade de realizar essa cirurgia com anestesia local e sedação mínima, o que permite que o paciente esteja praticamente acordado durante toda a intervenção.
No meu canal de Youtube tenho mais de 100 vídeos explicativos de procedimentos
Tem alguma pergunta? Ligue para nós agora!
- (11) 4106-0796
- (11)-98398-0115
- Segunda a Sexta 08:00-20:00
- Sábados 9:00 - 12:00
- cirurgiaplastica@dratatianamoura.com.br