Otoplastia

Dra Tatiana moura

Otoplastia

Indicação:

Orelhas salientes ou orelhas em abanos, são orelhas excessivamente distantes da cabeça.
Desta forma, costumam ficar muito aparentes na visão anterior e posterior do indivíduo. Esta condição pode levar a constrangimento, o que motiva o paciente a submeter-se a cirurgia.

Idade:
A otoplastia idealmente deve ser realizada a partir de 6 anos de idade, quando a orelha já atingiu 85% do tamanho adulto.

Orelhas protruídas, hipertrofia de concha, apagamento da antihelix e assimetria auricular.

Anestesia:

Local com sedação ou anestesia geral.

Procedimentos:

Através de uma incisão retroauricular realiza-se o deslocamento da pele e a exposição posterior da cartilagem. Após o tratamento da concha e da antihelix a pele é suturada e o curativo em capacete é realizado.

Riscos:

Sangramento e/ou infecção são raros. Recidivas podem ocorrer em 3% dos casos e este número aumenta para 30% se o uso da faixa for inadequado.

Pós operatório:

O paciente permanece 48 horas com o curativo e depois da retirada do capacete usar uma faixa para manter a orelha no lugar por 30 dias. Os pontos são retirados com 10 a 14 dias de pós operatório.

Quando devo trocar a prótese?

Até recentemente, era recomendada a cada dez anos, pois se sabia que, a partir dessa data, o risco de quebra do implante mamário aumentava significativamente. Atualmente, a grande resistência oferecida pelas novas próteses de gel de alta coesão, garantem uma vida quase vitalícia. Recomendo check-ups regulares para verificar sua condição, mas os laboratórios do fabricante estimam para essas novas próteses que a maioria das mulheres submetidas a aumento de mama não precisará de substituição de implante mamário antes de vinte e cinco ou trinta anos; e em muitos casos não será necessário substituir a prótese.

Anestesia local ou anestesia geral?

Um dos medos de algumas pacientes é a anestesia. Tradicionalmente, o aumento do peito é uma cirurgia que fazemos sob anestesia geral. Embora seja uma operação de pouco tempo, é aconselhável realizá-la sempre sob o controle estrito do anestesista na sala de cirurgia e em um centro hospitalar que tenha todas as medidas de segurança. Atualmente, temos a possibilidade de realizar essa cirurgia com anestesia local e sedação mínima, o que permite que o paciente esteja praticamente acordado durante toda a intervenção.

No meu canal de Youtube tenho mais de 100 vídeos explicativos de procedimentos

Tem alguma pergunta? Ligue para nós agora!

Avenida Francisco Matarazzo n.1752, 3° andar – sala 308 – CEP 05001-200