Mastopexia com prótese

Dra Tatiana moura

Mastopexia com prótese

Indicação:

cirurgia  de mastopexia  ou lifting mamário surgiu para tentar reverter a progressão normal da ptose ou queda mamária a fim de restaurar uma forma mais jovial a mama. Desta forma reposicionamos o complexo areolomamilar, remodelamos a redundância de pele para melhorar a sustentação das mamas.

A posição desconfortável do complexo areolomamilar e a atrofia do parênquima mamário, levando a perda de volume, são as principais indicações para  a cirurgia de mastopexia. As variáveis a serem consideradas são: posição, contorno, simetria, tamanho e proporção de mama e do complexo areolomamilar.

Anestesia:

Esta cirurgia pode ser realizada com anestesia local e sedação, peridural ou anestesia geral.

Procedimentos:

A cirurgia tem duração média de três horas a depender do caso. Podemos utilizar um implante mamário para obter um volume mais satisfatório ou remodelar a mama com o próprio parênquima. Dependendo do grau de ptose as cicatrizes podem ser extensas. As incisões de comprimento diminuído podem limitar o resultado estético.

Pós operatório:

O uso de soutien cirúrgico por dois meses é necessário para a sustentação e modelagem das mamas.
Os cotovelos devem ficar abaixo dos ombros por duas semanas o que limita a paciente de levantar os braços, dirigir, cuidar do próprio cabelo e usar roupas sem ser de abertura frontal.
As cicatrizes não devem ser expostas ao sol por seis meses, algumas pacientes podem apresentar diminuição da sensibilidade das mamas, que comumente é revertida em poucas semanas.

Câncer de mama:

Não há evidências que a cirurgia mamária estética altere a incidência de câncer de mama e não impede a realização de exames para a identificação de lesões suspeitas.

Quando devo trocar a prótese?

Até recentemente, era recomendada a cada dez anos, pois se sabia que, a partir dessa data, o risco de quebra do implante mamário aumentava significativamente. Atualmente, a grande resistência oferecida pelas novas próteses de gel de alta coesão, garantem uma vida quase vitalícia. Recomendo check-ups regulares para verificar sua condição, mas os laboratórios do fabricante estimam para essas novas próteses que a maioria das mulheres submetidas a aumento de mama não precisará de substituição de implante mamário antes de vinte e cinco ou trinta anos; e em muitos casos não será necessário substituir a prótese.

Anestesia local ou anestesia geral?

Um dos medos de algumas pacientes é a anestesia. Tradicionalmente, o aumento do peito é uma cirurgia que fazemos sob anestesia geral. Embora seja uma operação de pouco tempo, é aconselhável realizá-la sempre sob o controle estrito do anestesista na sala de cirurgia e em um centro hospitalar que tenha todas as medidas de segurança. Atualmente, temos a possibilidade de realizar essa cirurgia com anestesia local e sedação mínima, o que permite que o paciente esteja praticamente acordado durante toda a intervenção.

No meu canal de Youtube tenho mais de 100 vídeos explicativos de procedimentos

Tem alguma pergunta? Ligue para nós agora!

Avenida Francisco Matarazzo n.1752, 3° andar – sala 308 – CEP 05001-200